quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Polemizando!

Não vou ser hipócrita e dizer que não me diverti na parada gay que rolou em Goiânia esse final de semana, eu me diverti, é uma festa animada, com pessoas animadas... Afinal Gay é uma expressão em inglês que pode ser “alegre, divertido, feliz”.

Porem, como espectador, não posso deixar de comentar o que antes eu achava, e indo pela primeira vez em uma parada gay, confirmei: o fato de um evento como esse ter perdido totalmente a conotação. O evento é realizado no mundo inteiro com um mesmo propósito, reivindicar direitos a favor do homossexualismo e dizer não a homofobia e qualquer tipo de preconceito.

Embora seja um evento serio, com organização, conselhos, debates, etc, etc... e muitas pessoas participam com a vontade de lutar por esses direitos, o evento perante a sociedade acaba tomando outros “valores”, valores de sentido contrario aos ideais como os da “bizarrice”, “vandalismo” e acaba gerando, por meio de poucos, ainda mais pré-conceito.

“Pode não parecer, mas uma pessoa pelada no meio de 50 mil outras vestidas normalmente chama mais atenção do que a própria multidão.” Imagina então pessoas subindo em cima de um ônibus em pleno centro da capital Goiana... Agora outras muitas tendo que fazer suas necessidades em vias publicas, praças, monumentos, etc... Por não existirem nem ao menos banheiros químicos distribuídos pelo percurso...

Pois é... de tudo eu vi... Agora eu me pergunto, o que uma pessoa tem na cabeça de sair pelada na rua? Chamar a atenção? Conseguiu... mas não foi a favor de um movimento tão bonito. Se no convívio “normal” já é uma ação extremamente rejeitada, imagina então em um grupo social que já recebe tantos preconceitos. Tirando os vandalismos e tantas outras ações de repulsa. E olha que nem precisei falar de sexualidade nas ações que citei... Esses atos seriam repugnantes em qualquer tipo de evento num pais como o nosso.

Eu só acho desnecessário, inconveniente, fora de questão. Quer chamar atenção? Já estará só de ir... Quer ir fantasiado, que vá, tinham lindas fantasias, pessoas extremamente bem vestidas... Que não precisaram ficar nuas pra buscar a atenção pra um assunto tão delicado como esse.

Todos sabem que o que acaba caindo na mídia, na boca do povo, os comentários que surgem, vão ser sempre os mesmos. “- Você viu aquela bixinha pelada? - E aquela outra que subiu no ônibus? Que horror!!!”

Acho que todos deveriam aprender a ser mais civilizados... Infelizmente essa é uma questão que muita gente ainda precisa aprender, homossexuais ou não.

2 comentários:

Alessandra disse...

Uma foto fodástica e uma critica muito boa. Assim eu me apaixono. =)

Dee disse...

Amaaaaaaaado, a parada foi mara né?! Apesar de uns 'sem noção'..!! e essa foto q vc tirou, ficou um arraso! Como todas..(puxo saco msm)

E é claro q foi indireta pra vc hahaha, quer me usar?!..Use e abuse!!.. Eu vou ADORAR!.. =P