sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Guapó!



Eu moro em Guapó, interior, pertinho da capital de Goiás, Goiânia, 27 km, distancia cada vez mais curta, durante o percurso sempre se vê casas e bairros sendo construídos. Não se iluda, apesar da proximidade, Guapó ainda preserva fortes características de cidade de interior, mentes pequenas, cada um querendo cuidar da vida... dos outros, cachorrada na porta de açougues, carroças entre carros, “os cavalos estacionados no saloon”, famílias inteiras sentadas a porta de suas casas no final de tarde pra fofocar da vida alheia, ou amparadas em janelas grandes, pra poder ver bem e ter certeza do que inventar pro vizinho:

“- vi a fia do açougueiro se atracando feeei com o fii do padeiro, já ouvi a mãe dela dizer que num gosta desse minino, mas também, já tem ate tatuage, usa uns ferro na orelha, umas calça rasgada. Deixa a mãe dela ficar sabendo, aposto que ela num vai gostá nada nada... coitada, passa o dintero trabalhano pra dar de sustento prus fiu, e é assim que eles retribui, que desgosto... ahhh se fosse minha fia, eu dava é uma boas palmada viu, por que é assim que a gente deve educa os fio da genti, na base de palmada, por que é só assim pra eles aprendê...”

Coitado é dos meninos que apenas passaram um de um lado da calçada e o outro do outro lado... Coitada é dessa mãe, que enquanto recitava seus reclames pra vizinha, não percebia que a filha estava se atracando com o filho do dono do armazém.

Guapó é uma boa cidade pra se viver, pacata, tranqüila, boa de criar os filhos, correm soltos pela rua, brincam de pique esconde, corre corre, rouba raminhos, futebol, tem sempre um vizinho vigiando, seus filhos nunca sairão de vista.

Guapó pode ser infernal na adolescência, quando se quer sair da barra dos pais, rebeldia, fugir, fazer as coisas escondidas, todos odeiam Guapó nessa fase, hoje em dia é divertido rir dos meus amigos que passam por isso, a gente tenta falar, tenta dizer que não adianta, que um dia eles vão amar tudo isso, que vão dar risadas, mas na vida, tudo só se aprende na pratica, é quebrando a cara, ralando a testa, cortando a alma...

Minha cidade é assim, um misto de sentimentos... Qualquer lugar deve ser assim, mas quando moramos nele, parece ter uma magia, um toque de tempero da mamãe, um carinho do pai, claro que de vez em quando tem uma briguinha dos irmãos, mas nada que se supere...

Mas Guapó parece estar querendo crescer, se modernizar, já tem duas daquelas antenas enormes de telecomunicação, empresas importantes, três bancos financeiros, iluminação colorida nas praças e vias publicas, leis de transito, sinalização... O respeito é que ainda não chegou, mas eu acredito que chegará, com o tempo chegará, eu quero acreditar que chegará. E assim como o transito, que todas as outras coisas se modernizem, mas que não perca essa magia de cidade de interior, que não perca essa inocência. Um dia Guapó será ainda amada por todos! Eu espero!

5 comentários:

Orion Love disse...

Bem vindos a Goianira! muito parecida com a cidade onde morei, engraçado como toda cidadezinha é semelhante, tem sempre aquela lojinha que vive mudando, semana passada era uma padaria e hoje já é "Shalom Modas" haha, a pracinha da igreja sempre lotada de olhares atentos, sempre fugimos de lugares assim mas não tem jeito de ficar muito tempo longe.

Unknown disse...

kkkk é vdd, ainda poderia citar outras diversas coisas tipicas de interior, mas ja tava ficando grande demais... uhauahuaha

Orion Love disse...

Na minha cidade tem sempre uma ou outra menininha beata com os seus 16 anos que de repente aparece com 6 meses de gravidez e vira comentário assim como um ou outro vélorio fatidico que vira evento social e gera mil intrigas entre os moradores, adoro a criatividade do povo quando falta o que fazer, nao tem??? inventa!

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk interior é tudo igual mesmo, so muda nome e localidade!!

Anônimo disse...

Eu lembro quando João Pessoa era assim... mas por ser uma capital, foi obrigada a se modernizar. Mas mesmo assim não perdeu a tranquilidade. É uma metropole com ar de interior. Eu amo essa cidade.