terça-feira, 9 de novembro de 2010

Correções

Segundo o dicionário Aurélio da nossa queridíssima língua portuguesa, a palavra EGOISMO aparece com a seguinte denominação:

Egoismo

s.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.

Partindo desse conceito vamos refletir sobre nossos próprios INTERESSES, e para tal vou sempre me basear nos conceitos das palavras chaves desse documento.

Interessar

v.t. Dar interesse a alguém em um negócio atribuindo-lhe parte nos benefícios: interessar um empregado numa empresa. / Ter importância para: isso me interessa. / Dirigir-se especialmente a: lei que interessa aos industriais. / Inspirar interesse, compaixão etc.: este rapaz me interessa. / Cativar o espírito, excitar a curiosidade, a atenção de: essa leitura me interessa. / Ofender, ferir: a facada interessou-lhe o pulmão. / &151; V.pr. Tomar interesse por: interesso-me por questões políticas e questões sociais.


Sabendo-se que o fato de nos interessarmos por algo se dá por alguns dos motivos acima, podemos concluir que interesse próprio pode dar-se pelo fato de me importar por algo que me beneficiaria. Isso analisando pelo lado mais “egoísta” das definições citadas: “Ter importância para: isso me interessa.”

Assim sendo, se é de meu interesse praticar doações, por exemplo, pra uma entidade carente sem fins lucrativos, eu estaria me importando com a causa, fazendo-a ser de meu próprio interesse, e se isso diz respeito a minha pessoa e me beneficia, logo estou sendo? EGOISTA.

Porém, por capricho dos homens, outra palavra foi criada para mascarar o ato egoísta, e que afirmam em ser o antônimo: ALTRUÍSMO.

Altruismo

s.m. Amor desinteressado ao próximo; abnegação; filantropia. (O contr. de egoísmo.)


Ahhhh o AMOR!!!

Amor

s.m. Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. / Sentimento apaixonado por pessoa do outro sexo: as mulheres inspiram amor. / Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial. / Paixão, gosto vivo por alguma coisa: amor das artes. / Pessoa amada: coragem, meu amor! / Zelo, dedicação: trabalhar com amor. // Amor platônico, amor isento de desejo sexual. // Por amor de, por causa de. // Pelo amor de Deus, expressão que dá ênfase a um pedido: não faça isso, pelo amor de Deus!


Engraçado como o amor faz tudo ficar mais interessante, a paixão, o gostar, o doar. E mais engraçado ainda é que mesmo doando, se entregando, o amor nos deixa felizes, alegres, nos beneficiando mentalmente, fisicamente liberando todos aqueles tipos de hormônios pelo corpo. Um sentimento doce, fonte de estudos e pesquisas sérias que já comprovaram que o amor pode substituir até mesmo analgésico para dor.

Ora como podem dizer então que praticar altruísmo é uma forma de ”Amor desinteressado ao próximo”. Como pode um ato de amor ser desinteressante, sem interesse não há paixão, não há desejo, não chegamos ao amor.

Pensando dessa forma me atrevo a corrigir o Aurélio, tornando o altruísmo: “amor ao próximo”. Dôo-me e me abnego pra ver um irmão feliz, e isso me faz tão feliz quanto, me passa a sentir desejo pela coisa toda, me apaixono pelo melhor dos sentimentos: O Amor!

Amo tão enlouquecidamente que passa a ser meu único interesse, ou o melhor dos meus próprios interesses, eu vou me importar com a causa tanto como me importo comigo mesmo, por que aquilo agora passou a me diz respeitar, me beneficiando e me fazendo, claro, ser o cara mais EGOISTA do mundo.

E aqui estou eu me atrevendo mais uma vez a corrigir nosso querido dicionário.

Nenhum comentário: