terça-feira, 6 de abril de 2010

Eu quero Heróis!

(A fotografia me remete as festas proibidas da época de ditadura no Brasil,)
e se chama Confins.

A repressão instiga a criação! Mas como instigar a criação sem perder a liberdade?

        Se um dia alguém de vocês me virem cochichando, vociferando, bramando, berrando, grunhindo ou gritando por ai que o Brasil precisa de outro período de ditadura, não pense que estou louco. Não, não estou louco!
        Por favor, também não me diga que lá no fundo, todos nós não sabemos disso?!!! Perguntem quais são os nomes mais lembrados, influentes e populares e criativos desse Brasil? Agora pergunte em qual época foi em que começaram mais ativamente a trilhar esse caminho? Pronto, estamos entre aqueles fardados que odiamos, que torturaram e mataram milhares de pessoas.

        Está revoltado ou se revoltando com isso? Então por que não se revolta com a violência ai da sua rua ou bairro e cidade? “A broca que lapida um diamante é realmente cruel”, raspa, tortura, arranca pedaços e lascas da jóia mais bonita do mundo.

        Chicos, Joões, Caetanos, Sebastiões, Glorias, Pasquins, Marios, Arnaldos, Tarsilas e Betânias são ótimos, porém precisamos de novos, quero novos e existem alguns, mas não quero apenas alguns, quero muitos, produção em escala, uma multidão pensante nas ruas e avenidas, produzindo, protestando, criando, berrando e lutando!

        Por que essa política do “menos é mais” não me convence, eu quero mais do que 140 caracteres da sua criatividade, quero musicas, textos, páginas, livros, obras completas.

        Então não me chame de louco se me vir apoiando a volta da ditadura, apenas tenho saudade de uma época que não vivi, e se fosse preciso, viveria e lutaria do lado dos oprimidos e censurados, morreria se fosse preciso e descansaria feliz sabendo que pelo menos nos próximos 25 anos (e muito mais eu espero) meus filhos e netos ouviriam e viveriam obras de qualidade, provindas de verdadeiras jóias raras.

EU QUERO HERÓIS, E PRA SE TER HERÓIS: VILÕES!

(Ps: Agora se você achar uma resposta pra primeira pergunta deste artigo, é claro que eu ficaria mais tranqüilo em saber que não precisaríamos torturar, exilar e matar por apenas “palavras pronunciadas”.)


5 comentários:

Orion Love disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa actitude perante o o sistema que cá por Portugal também se vive. Não sei é se para mudar o sistema, precisamos efectivamente de vilões... Obrigada pela visita.

Citadino Kane disse...

Vine,
É um prazer adentrar a blogosfera e perceber a riqueza que se espraia no mundo virtual. Muito legal a experiência de visitar o teu espaço, o mundo virtual (blogosfera) sempre aproximando as pessoas, às vezes tão distantes, confirmando o que Marshall McLuhan nos anos 60 já preconizava: a Aldeia Global. O progresso tecnológico proporcionando a intercomunicação direta com qualquer pessoa do planeta, o mundo ali na esquina de casa... As distâncias encurtadas, a possibilidade da emergência de uma consciência global que solidarize as pessoas de regiões diferentes, numa dimensão que suplantadas as questões étnicas e religiosas, todos percebamos que o planeta Terra é a superfície e habitat da nossa “Aldeia Global”, por isso, economia e ecologia lado-a-lado, o que acontece na China repercute aqui na Amazônia... Todos no mesmo barco.
Para temperar minhas palavras, antevendo o espetáculo do novo, esse mundo, essa cidade virtual que assusta, mas que insiste em pulsar diante de nós, ainda que a ansiedade nos arrebate diante desse admirável mundo novo, como Drummond, vou tateando o novo, assustado, às vezes, mas sem esconder que ao aproximar-me... quero me lançar impudoradamente aos seus encantos, leia Drummond abaixo. Valeu!

“Escuto vocês todos, irmãos sombrios.
No pão, no couro, na superfície
macia das coisas sem raiva,
sinto vozes amigas, recados
furtivos, mensagens em código.” (Carlos Drummond de Andrade)

Visite o meu espaço virtual e divulgue:
www.blogdopedronelito.blogspot.com
www.citadinokane.blogspot.com

Abraços,
Pedro

Talita Oliveira disse...

Aqui tem tanta vida! Tanto talento.
Adorei seu blog. Tanto que vou até seguir!!

Suas fotos falam, têm uma das vozes mais bonitas que já ouvi!!

Parabéns pelo talento!!

Beijitos!!

Cristiano Contreiras disse...

De certa maneira, bem verdade, ainda estamos condicionados a uma sutil ditadura que permeia - imersa e constante - dentro da teia da sociedade predatória.

Teu espaço que me instigou, caro.

Sigo você.